Academia Brasileira de Rinologia lança campanha para estimular a respiração saudável

Objetivo é conscientizar a população sobre a importância da respiração na prevenção de doenças

Preocupados com a saúde respiratória da população brasileira, médicos da Academia Brasileira de Rinologia lançam oficialmente no próximo dia 30, a segunda edição da campanha “Respire pelo Nariz e Viva Melhor”.  O objetivo é alertar e orientar a todos sobre as vantagens de se respirar pelo nariz e dos perigos  e consequências que a sua ausência pode causar à saúde.

A campanha pretende esclarecer as principais dúvidas sobre os cuidados com a respiração nasal além de dicas de prevenção à gripe, diferenças entre resfriados, rinites, sinusites; o ronco e a apnéia do sono; obesidade e respiração, alterações do olfato e doenças que causam a obstrução nasal.

DOENÇAS PREOCUPAM

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que 70% da população mundial respiram de forma errada, prejudicando não apenas o sistema respiratório, mas também toda estrutura óssea facial, inclusive os dentes.  Os pacientes que têm o hábito da respiração oral também estão sujeitos a apresentar, ronco e apnéia do sono, alterações de paladar, olfato, mastigação, voz, postura corporal, menor rendimento físico, inflamações no ouvido e garganta, entre outros sintomas.

“Devemos sempre priorizar a busca por uma boa qualidade de vida, principalmente nos dias de hoje. E para isso é fundamental uma respiração correta, feita por via nasal. Pessoas que respiram pela boca apresentam alguns problemas com o sono, irritação, ansiedade, depressão e até dificuldades nas atividades sexuais, afetando de forma significativa sua vida social”, afirmou o Dr. Nilvano Alves de Andrade, presidente da ABR.
A RINITE é outra grande preocupação. Cerca de 30% da população brasileira pode respirar mal em função das rinites alérgicas. Estatística que pode aumentar em até 50% se consideradas outras doenças respiratórias.  Segundo Dr. Olavo Mion, Secretário da ABR, a Rinite Alérgica ocasiona uma grande piora na qualidade de vida, tanto dos adultos quanto das crianças, e esta queda da qualidade se compara à das doenças cardíacas.

 Quando inspirado pelo nariz, o ar é umedecido, aquecido e filtrado, evitando que as impurezas cheguem ao organismo. Por sua vez, a respiração pela boca não prejudica apenas o sistema respiratório, mas também gera impactos no desenvolvimento da estrutura óssea facial. Além disso, a vida social de quem sofre deste problema também é prejudicada. 

A principal causa da respiração pela boca é a obstrução nasal. Nariz entupido não é uma doença, é um sintoma de que algo está errado. Os motivos variam de um resfriado comum e rinites até tumores, incluindo a Hipertrofia (aumento) de amídalas e adenóides, desvio de septo. As consequências também são diversas, dependendo da idade do paciente e da gravidade do problema. Em todos os casos é essencial o exame da cavidade nasal. O otorrinolaringologista dispõe de técnicas precisas para esta finalidade, como por exemplo, a vídeo-endoscopia nasal.
   
A campanha “Respire pelo nariz e viva melhor” conta com apoio da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e dos laboratórios Aché, Glaxo SmithKlein e Nycomed.


Apoio:

ABORL GSK
@ Sintonia Comunicação