Manutenção incorreta do ar condicionado pode ser um perigo

Academia alerta que os aparelhos armazenam um grande perigo

A Academia Brasileira de Rinologia (ABR) orienta em sua campanha “Respire pelo nariz e viva melhor”, de que os aparelhos de ar condicionado alojados no canto das nossas salas e escritórios cheios de gente, e até em automóveis, armazenam dentro um grande perigo. Segundo a ABR, os fungos, bactérias, ácaros, partículas de pele humana e insetos mortos entre outros, que se acumulam pelo aparelho, são espalhados pelo ar gelado.

Quando o aparelho capta o ar, ele o filtra antes de jogá-lo no ambiente novamente, porém este filtro não absorve bactérias ou fungos, pois não está preparado para isto. O resfriamento é feito por serpentinas que contém gás refrigerante ou água gelada, mas este processo causa a perda de umidade do ar, agravando os prejuízos que este tipo de processo causa.  De acordo com os especialistas, a doença mais comum causada pela sujeira acumulada nesses aparelhos é a rinite alérgica, que se manifesta minutos após o contato com o alérgeno (substância que provoca a alergia), ainda que a inflamação não seja reconhecida imediatamente pelo paciente.

Para combater a rinite alérgica, a Academia recomenda a limpeza interna do aparelho de ar condicionado no mínimo uma vez ao ano, e a limpeza dos filtros a cada 15 dias.
Algumas recomendações importantes para evitar o contato com alérgenos no local de trabalho são:

Voltar

Apoio:

ABORL GSK
@ Sintonia Comunicação