Aprenda a respirar durante os exercícios

Exercícios são importantes quando feitos com a respiração correta

Existe certa tendência das pessoas engordarem um pouco mais no inverno. O corpo pede mais consumo de calorias e, muitas vezes, o frio causa aquela preguicinha de pelo menos uma caminhada. O exercício físico é importante sempre, independente da estação do ano. No entanto, a prática incorreta por falta de informações pode trazer riscos à saúde. Para que se possa aproveitar bem, é importante seguir algumas recomendações da Academia Brasileira de Rinologia (ABR).

O presidente da ABR, Nilvano Andrade, acredita que a primeira etapa é escolher o tipo de exercício, começando sempre com uma boa caminhada.  Mesmo no inverno, é importante a ingestão de líquidos, durante e depois da prática das atividades físicas, e respirar corretamente. “Inspirar pelo nariz é filtrar o ar e permitir a expiração pela boca, tornando a troca de ar mais coerente e saudável. Quando realizamos esforço físico mais intenso como, por exemplo, na corrida, é comum e normal utilizarmos a respiração oral. Não há problemas, mas a respiração predominante tem que ser a nasal. Se estiver se esforçando muito e, desta forma, forçando a respiração pela boca, pare um pouco e respire profundamente pelas vias normais”, ressalta .

O otorrinolaringologista orienta também que, quando se respira corretamente durante a caminhada, deve-se também ter a mente tranquila, longe das preocupações. “Uma respiração profunda e tranquila oferece melhores resultados não somente na prática dos exercícios, mas também no dia a dia, para prevenção do estresse”.

Caso a pessoa esteja com resfriado, o presidente da ABR aconselha primeiramente o tratamento da doença, já que se trata de infecção viral, mesmo que passageira. “Repouso, prescrição médico e líquido. Praticar exercícios com umafraqueza decorrente do resfriado é uma forma de também facilitar lesões”.

Convém ressaltarmos que devemos estar atentos às condições de umidade e poluição atmosférica quando vamos fazer exercícios ao ar livre. Se o ar estiver em condições da atenção em relação à poluição, ou a umidade estiver muito baixa, é melhor evitarmos os exercícios ao ar livre, pois este tipo de ar é prejudicial. “ Devemos então fazer exercícios em lugares fechados, e ingerindo mais água que o normal” alerta Dr. Olavo Mion, diretor da ABR.
Voltar

Apoio:

ABORL GSK
@ Sintonia Comunicação