Prevenir e preparar sua casa

Causas das alergias respiratórias estão dentro de casa

Gripe

Lar doce lar, comidinha na mesa e pernas no ar! Que delicia a casa da gente, tem aconchego, tranqüilidade, e... Ácaros. Ácaros? Sim, ácaros, eles adoram um lar alheio e pior, são inimigos camuflados dentro de casa.

 “O ácaro é responsável pela grande maioria dos casos de alergias respiratórias. Por isso, é importante ficar atento aos focos dentro de casa, lugares com grande concentração de ácaros como os armários, tapetes, cortinas e tudo o que fica muito tempo armazenado, sem ventilação, afirma a Dr. Nilvano Andrade, presidente da Academia Brasileira de Rinologia.

Atchim

Não é por acaso que um dos 7 anões do consagrado conto de fadas recebeu um nome tão característico. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que uma em cada sete pessoas sofre com algum tipo de alergia respiratória. Essas alergias, muitas vezes são confundidas com gripes e resfriados, pois apresentam sintomas parecidos.

A Academia considera importante que as residências estejam sempre preparadas para impedir a proliferação dos ácaros, prevenindo assim toda a família dos problemas respiratórios. Eis algumas dicas:

 - Lave os tapetes e blusas.
- Troque cobertores por edredons.
- Prefira cortinas sintéticas ou de material que possa ser limpo com pano úmido.
- Coloque as pelúcias infantis em sacos plásticos.
- Utilize purificadores de ar, eles contribuem para um ambiente mais saudável.

Seguindo esses conselhos dos especialistas, as chances de crises alérgicas são menores.

Voltar

Apoio:

ABORL GSK
@ Sintonia Comunicação