A melhor forma de respirar é pelo nariz

Gripe

Respirar de forma correta pelo nariz é importante para manter uma vida equilibrada e saudável. Apesar de ser uma ação involuntária e inerente do ser humano, muitas pessoas desenvolvem hábitos respiratórios errados, que geram doenças e pioram a qualidade de vida.  Por esse motivo a população precisa ser informada sobre a forma correta de se respirar e a importância da boa prática no dia a dia.

“Quem respira pelo nariz evita diversos problemas e tem uma qualidade de vida melhor do que quem respira pela boca. A respiração bucal afeta o sono, a função pulmonar e oferece outros malefícios”, afirma o presidente da ABR, Dr. Nilvado Andrade.

Quando o ar é inspirado pelo nariz, o ar fica umedecido, aquecido e, como um filtro, purifica e evita que as impurezas cheguem ao organismo.  Já pela boca, isso não ocorre.  A respiração bucal nãoapenas prejudica o sistema respiratório como também gera problemas sérios no desenvolvimento da estrutura óssea facial.   A principal causa da respiração pela boca é a obstrução nasal. Segundo Dr. Olavo Mion, secretário da ABR: “Se o ar não passa pelo nariz, perdemos as defesas naturais do muco nasal e dos micro-cílios, comprometendo as nossas defesas, e ficamos mais susceptíveis a resfriados, gripes e sinusites”.

Saiba também as consequências da obstrução nasal :

Diminuição ou perda do olfato
Ronco e apneia obstrutiva do sono
Sinusites e Rinites
Dor e irrigação crônica de garganta – infecções de garganta
Alteração do desenvolvimento da face
Piora na audição
Piora no desempenho escolar no trabalho e nas atividades sociais
Dificuldade no controle da asma
Alteração da voz e da linguagem

Irritação, ansiedade, dificuldade no controle da pressão arterial e outros.
Voltar


Apoio:

ABORL GSK
@ Sintonia Comunicação