Rinite atinge cerca de 30% da população

Tudo pode ser resolvido com o simples fato de respirar melhor pelo nariz

Gripe

Cerca de 30% da população brasileira pode respirar mal em função das rinites alérgicas. Estatística que pode aumentar em até 50% se consideradas outras doenças respiratórias. Baseados nestes dados, especialistas da Academia Brasileira de Rinologia (ABR), por meio da campanha “Respire pelo nariz e viva melhor”, pretendemmostrar à população que a importância de uma correta respiração nasal.

“Devemos sempre priorizar a busca por uma boa qualidade de vida, principalmente nos dias de hoje. E para isso é fundamental uma respiração correta, feita por via nasal. Pessoas que respiram pela boca apresentam alguns problemas com o sono, irritação, ansiedade, depressão e até dificuldades nas atividades sexuais, afetando de forma significativa sua vida social”, afirmou o Dr. Nilvano Andrade, presidente da ABR.

Quando inspirado pelo nariz, o ar é umedecido, aquecido e filtrado, evitando que asimpurezas cheguem ao organismo. Por sua vez, a respiração pela boca não prejudica apenas o sistema respiratório, mas também gera impactos no desenvolvimento da estrutura óssea facial. Além disso, a vida social de quem sofre deste problema também é prejudicada.

A principal causa da respiração pela boca é a obstrução nasal. Nariz entupido não é uma doença, é um sintoma de que algo está errado. Os motivos variam de um resfriado comum e rinites até tumores. As conseqüências também são diversas, dependendo da idade do paciente e da gravidade do problema. Em todos os casos é essencial o exame da cavidade nasal. O otorrinolaringologista dispõe de técnicas precisas para esta finalidade, como por exemplo, a vídeo-endoscopia nasal.

A rinite pode ser eliminada ou controlada, dependendo do tipo de rinite, mas “a prevenção é sempre a melhor maneira de evitarmos os sintomas da rinite” segundo Dr. Olavo Mion, diretor da ABR.
Voltar


Apoio:

ABORL GSK
@ Sintonia Comunicação