Tudo sobre a Rinite Alérgica

Com sintomas semelhantes aos do resfriado, a rinite alérgica pode evoluir para quadros mais graves,
por falta de tratamento adequado.


A Academia Brasileira de Rinologia (ABR) alerta sobre os problemas da rinite alérgica, uma enfermidade que acomete 20% a 30% da população brasileira.  Ela pode ser confundida com resfriados já que também há espirros, a coriza e o nariz entupido, mas não desaparecerem em 10 dias e merece atenção médica.            

Apesar de assemelhar-se a um estado gripal, a rinite tem mecanismos e causas diferentes. O resfriado e a gripe são causados por vírus. Já a rinite alérgica é uma inflamação do revestimento interno do nariz e os sintomas têm início minutos após o contato com o alérgeno (substância que provoca a alergia), na maior parte das vezes, poeira doméstica e ácaros. O que dificulta o diagnóstico da doença é que nem sempre as pessoas identificam a causa de suas queixas. Por exemplo, quando os sintomas aparecem com a queda da temperatura, a causa pode ser a blusa guardada no armário desde o inverno anterior, e não o frio.

A poeira doméstica é uma mistura de substâncias que engloba desde escamas de pele humana e pelos de animais até restos de alimentos, estofamentos, fibras de tecidos, bactérias, mofos e bolores, facilitando o aparecimento dos ácaros.

Geralmente ignorados, os sintomas da rinite se prolongam e o processo se complica. A frequente congestão nasal obriga a pessoa a respirar pela boca, o que provoca desconforto na garganta, voz anasalada, aumento de cáries, sono agitado e ronco.

Prevenção

O tratamento da enfermidade tem início quando se estabelece a causa da rinite. Muitas vezes, apenas manter-se afastado do alérgeno já é suficiente para eliminar o problema. Como nem sempre é possível o afastamento total, como no caso da poeira domiciliar, a alternativa é ministrar medicamentos que reduzam a inflamação e controlem os sintomas. Dependendo da intensidade dos sintomas, é indicado o uso de vacinas, a chamada imunoterapia.

Evite talcos e perfumes.

O nariz e seus problemas

Os problemas mais comuns do nariz estão relacionados à obstrução nasal.
A obstrução nasal pode ocorrer por diversos problemas, como resfriado, gripe, crise de alergia e irritação por poluição ambiental. Após a obstrução inicial, pode aparecer a sinusite, que além de manter a obstrução nasal, desencadeia outros sintomas como dores no corpo, fadiga e até mesmo o mau hálito (veja tabela).
Tanto obstrução nasal quanto sinusite pode causar complicações futuras e seus tratamentos devem ser orientados por um otorrinolaringologista.A sinusite, a alergia, o resfriado e a gripe podem ser diferenciados por seus sintomas. A tabela abaixo mostra essas diferenças:

Sinal/Sintoma

Sinusite

Alergia

Resfriado

Gripe

Pressão ou dor de cabeça

Sim

Às vezes

Às vezes

Às vezes

Duração da doença

Acima de 10 a 14 dias

varia

Menos de 10 dias

Menos de 10 dias

Corrimento nasal

Espesso amarelo-verde

Claro, fluido, aguado

Fluido, aguado ou espesso esbranquiçado

Fluido, aguado ou espesso esbranquiçado

Febre

Às vezes

Não

Às vezes

Sim

Dor de cabeça

Às vezes

Às vezes

Às vezes

Sim

Dor nos dentes superiores

Às vezes

Não

Não

Às vezes

Dor no corpo, irritabilidade, fadiga

Frequente

Não

Não

Sim

Mau hálito

Às vezes

Não

Não

Não

Tosse

Às vezes

Às vezes

Sim

Às vezes

Congestão nasal

Sim

Às vezes

Sim

Às vezes

Espirros

Não

Às vezes

Sim

Às vezes

Quando procurar um médico otorrinolaringologista?

Os problemas nasais podem levar a complicações graves em diversos setores do organismo. Se um resfriado passa sozinho, problemas alérgicos e principalmente as sinusites necessitam de um tratamento orientado por um médico.

Quando suspeitar de uma rino-sinusite?

Quando notar algum dos seguintes sintomas, tanto nos adultos como nas crianças:

Voltar


Apoio:

ABORL GSK
@ Sintonia Comunicação