Mudanças bruscas de temperatura durante o dia podem causar doenças respiratórias

Gripe

Mudanças de temperaturas facilitam a proliferação de inúmeras doenças respiratórias. A gripe e o resfriado são os mais comuns, mas um dos principais quadros que atinge os brasileiros sem que saibamos é a Rinite.

A Rinite  é a irritação e inflamação da mucosa nasal e pode ser viral ou bacteriana, porém se manifesta com mais frequência após alergias a pó, ácaro, umidade, fumaça e outros agentes ambientais.  “ Alterações climáticas e mudanças de temperaturas aumentam as infecções”, explica Olavo Mion, otorrinolaringologista da Academia Brasileira de Rinologia.

A umidade, muito comum em climas úmidos, é outro fator agravante da rinite, por propiciar a proliferação de ácaros e fungos. Com as constantes alterações climáticas durante o mesmo dia, é importante que as pessoas estejam sempre preparadas para a questão da umidade excessiva. Nariz entupido, espirros constantes, irritações de olhos e garganta merecem atenção.

Para os casos de Rinite, o otorrinolaringologista orienta: “Sabendo que as mudanças no clima são cada vez mais comuns, o tratamento da rinite é fundamental. Podem ser feitos com uso de de anti-histamínicos, com rápida ação antialérgica e anti-inflamatória comprovada experimentalmente, e soluções para desobstrução nasal, sempre com orientação do especialista”.
Voltar


Apoio:

ABORL GSK
@ Sintonia Comunicação